terça-feira, 26 de novembro de 2013

Introdução ao estudo da Bíblia

Por: Fr.Antônio Everaldo Palubiack Marinho
Fonte: http://www.itf.org.br/introducao-ao-estudo-da-biblia.html                                                        
“Até que período da vida a pessoa deve estudar a Torá (Lei)? Até o dia da sua morte, como está escrito: “E para que ela não seja removida de seu coração em todos os dias de sua vida” (Dt 4,9). Quando se para de estudar se esquece[1]
No percurso de nossa vida, muitas vezes, só acordamos para a necessidade da leitura e do estudo da Sagrada Escritura quando já atingimos a idade adulta, mas, mesmo assim, não reservamos para Ela um espaço suficiente para o aprofundamento assíduo e ordenado. Neste sentido, é sempre bom lembrar a respeito da seriedade e a importância que as palavras dos livros da Sagrada Escritura ocupavam e ocupam na vida de nossos irmãos Judeus e, ao mesmo tempo, o cuidado com a leitura e o aprendizado de seus filhos. Este cuidado aparece de um modo claro no livro do Deuteronômio (6,20-25):
“Amanhã, quando o teu filho te perguntar: “que são estes testemunhos e estatutos e normas que Iahweh nosso Deus vos ordenou?”,dirás ao teu filho: “Nós éramos escravos do Faraó no Egito, mas Iahweh nos fez sair do Egito com mão forte. Aos nossos olhos Iahweh realizou sinais e prodígios grandes e terríveis contra o Egito, contra o Faraó e toda a sua casa. Quanto a nós, porém, fez-nos sair de lá para nos introduzir e nos dar a terra que, sob juramento, havia prometido aos nossos pais. Iahweh ordenou-nos então cumprirmos todos estes estatutos, temendo Iahweh nosso Deus, para que tudo nos corra bem, todos os dias; para dar-nos a vida, como hoje se vê. Esta será a sua justiça: cuidarmos de pôr em prática todos estes mandamentos diante de Iahweh nosso Deus, conforme nos ordenou” (Dt 6,20-25).
Neste pequeno texto, observamos que a memória histórica e religiosa de um povo é transmitida para os seus filhos, ajudando-os a atualizar o passado, se situar no presente e a encontrar o caminho da vida.
Para elucidar a transmissão do saber aos filhos, citamos um trecho das Leis sobre o estudo da Torá:
 “Quando um pai deve começar a instrução de seu filho na Torá? Tão logo a criança começe a falar, o pai deve ensinar-lhe o texto: “Moisés nos ordenou a lei” (Dt 33,4) e o primeiro verso da Shemá (6,4). Mais tarde, segundo a capacidade da criança, o pai deve ensinar-lhes versos de cada vez, até que ela atinja a idade de seis ou sete anos. Então, dependendo da saúde da criança, ela deverá ser levada a um professor de crianças”. “O ensinamento para as meninas é praticamente igual a dos meninos”[2].
Sem-Título-3
A intenção dos escritores bíblicos
No estudo da Sagrada Escritura, devemos ter bem presente que na perspectiva dos escritores bíblicos, a ‘história’ se restringia a um meio para uma finalidade mais importante, e nunca era um fim em si mesma. Em sua concepção, a verdade de um acontecimento não residia no fato de ele ocorrer, mas no significado de que se revestia. Esperar que a Bíblia nos diga “o que de fato aconteceu” é esperar algo que os seus escritores nunca pretenderam que ela fizesse[3].
Uma compreensão apropriada da leitura
A falta de esclarecimento, de um estudo mais aprofundado e sério, muitas vezes, poderá levar-nos a uma leitura fundamentalista. Esta leitura parte do princípio de que a Bíblia sendo Palavra de Deus inspirada e isenta de erro, deva ser lida e interpretada literalmente em todos os seus detalhes. Mas por interpretação literal ela (leitura fundamentalista) entende uma compreensão primária literalista, isto é, excluindo todo esforço de compreensão da Bíblia que leve em conta seu crescimento histórico e seu desenvolvimento. Ela se opõe assim à utilização do método histórico-crítico, como de qualquer outro método científico, para interpretação da Escritura. … Também o fundamentalismo convida, sem dizê-lo, a uma forma de suicídio do pensamento. Ele coloca na vida uma falsa certeza, pois ele confunde inconscientemente as limitações humanas da mensagem bíblica com a substância divina dessa mensagem[4].
“A verdadeira resposta a uma leitura fundamentalista é a ‘leitura crente da Sagrada Escritura, praticada desde a antiguidade na Tradição da Igreja. [Tal leitura] procura a verdade salvífica para a vida do indivíduo fiel e para a Igreja. Esta leitura reconhece o valor histórico da tradição bíblica. Precisamente por este valor de testemunho histórico é que ela quer descobrir o significado vivo das Sagradas Escrituras destinadas também à vida do fiel de hoje’, sem ignorar, portanto, a mediação humana do texto inspirado e os seus gêneros literários” [5].
Por isso, também temos que ter a consciência de que Bíblia para se formar levou mais de um milênio, e sua redação final aconteceu há dois mil anos. Assim, os leitores/estudantes atuais são impelidos a voltar no tempo para alcançar uma compreensão apropriada, a partir do conhecimento do contexto vital, pois “não se trata de uma palavra sem importância para nós: é nossa vida” (Dt  32,47).

A introdução à Bíblia

A Bíblia, na sua materialidade de livro palpável, que pode ser tomado, aberto e lido, leva-nos, em algum momento ou em outro, a nos interrogarmos sobre a forma pela qual foi elaborada nessa mesma materialidade, ainda que seja forte em nosso espírito a convicção de que ela foi “inspirada, de que é “obra divina” ou Palavra de Deus”. E aqui se apresenta um caminho particularmente adequado para se fazer uma introdução à Bíblia[6].
Do que trata a introdução à Bíblia? A introdução à Bíblia aborda elementos fundamentais para a compreensão da constituição da Sagrada Escritura. É uma etapa de preparação à introdução especial, isto é, o estudo mais detalhado de cada livro bíblico. Introdução bíblica é, portanto, dupla: introdução geral e introdução especial.
A Introdução geral estuda as questões que dizem respeito a todos os livros que compõe a Bíblia. Neste aspecto elencamos os passos que compreendem essa introdução:
  • A Bíblia: noções gerais
  • A Terra da Bíblia: Elementos de Geografia e arqueologia Bíblica
  • História de Israel e a formação dos livros bíblicos do AT e NT
  • História do Texto e das Versões
  • A interpretação da Bíblia
  • Línguas bíblicas
A Introdução especial estuda os aspectos particulares de cada livro, ou seja, quem foi seu autor, em que circunstâncias (de tempo e lugar, etc) foi ele escrito e principalmente qual o conteúdo da obra, seus textos mais significativos e os dados característicos de sua mensagem divina[7]. Elencamos aqui as disciplinas conforme a disposição didática que favorece uma visão de conjunto:

ATNT
I. Pentateuco                                       I. Evangelhos Sinóticos
II. Livros históricos                         II. Atos dos apóstolos
III. Livros proféticos                      III. Epístolas Paulinas
VI. Livros Sapiencias                    VI. Epístolas Católicas
                                                                V. Evangelho de São João
                                                                VI. Apocalipse

Uma palavra de ânimo para iniciar o seu estudo

Muitas vezes, não damos a devida importância à nossa memória histórica e religiosa. Não conseguimos ultrapassar os limites que nos cercam, e o desencanto e a falta de perspectiva tornam sempre mais difícil antever uma outra realidade. Por isso, não podemos perder de vista que o aprendizado no itinerário de nossa vida depende da razão, da intuição, do esforço e da insistência. Na insistência, podemos descobrir o nosso papel de garimpeiros, como “magistralmente é definido num diálogo recolhido há meio século pelo professor Fernando de Azevedo (1894-1974):
“…moço eu estou nesse negócio de catar pedras faz bem uns cinquenta anos. Muita gente me dizia para largar disso – cadê coragem? Cada um tem que viver procurando alguma coisa. Tem quem procure paz, tem quem procure briga. Eu procuro pedras. Mas foi numa dessas noites da minha velhice que entendi por que eu nunca larguei disso: só a gente que garimpa pode tirar estrelas do chão!”[8]
Portanto, se no nosso garimpo – “o estudo bíblico” – cultivarmos a paciência, o interesse, a persistência, a humildade e o encanto, poderemos também encontrar um “tesouro escondido”, “uma pérola de grande valor” (Mt 13,44-46).


[1]Cf. Maimôndes Rambam (1135-1204), Mishné ToráO Livro da Sabedoria, Imago, Rio de Janeiro 2000, 185.
[2] Cf. Maimôndes Rabam, Mishné ToráO Livro da Sabedoria, 184.206.
[3]Gabel J.B – Wheeler C.B., A Bíblia como Literatura –Uma Introdução, vol.10, Loyola, São Paulo 1993, 57.
[4]Cf. A Interpretação da Bíblia na Igreja, Pontíficia Comissão Bíblica, DP. 260, Vozes, Petrópolis 1994, 62.65.
[5] BENTO XVI, Exortação Apostólica Pós-Sinodal – Verbum Domini – Sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, Doc. 194, São Paulo, Paulinas, 20115, 87-88.
[6]Cf. Gibert P., Como a Bíblia foi escrita – Introdução ao Antigo e ao Novo Testamento, Paulinas, São Paulo 1999, 6.
[7]Ballarini T. (org.)., Introdução à Bíblia, vol.I, Vozes, Petrópolis, 1968, 23-24.
[8]Gentil P.; Alencar C., Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2003,

Nenhum comentário:

Postar um comentário